22 de agosto de 2009

O W3C, World Wide Web Consortium.



O World Wide Web Consortium ou W3C foi fundado por Tim Berners-Lee no ano de 1994, é um consórcio de empresas de tecnologia e possui em torno de 500 membros, é apoiado por gigantes da tecnologia como Adobe, Apple, Cisco, Mozilla, Nokia, Microsoft entre outras empresas, desenvolve padrões para a interpretação e criação de conteúdos voltados para a web, é responsável pela recomendação dos padrões para a web.

Para que os sites possam ser acessados por qualquer tecnologia ou pessoa independente de hardware ou software que seja ultilizado (PDAs, celulares, etc.) deve-se seguir os padrões da W3C, os padrões mais conhecidos são o HTML,o XHTML e o CSS, também existem os formatos que são comuns, recomendados e aprovados pela W3C, que são: SVG (desenho vetorial), PNG, HTML, XHTML, XML, etc.

Todo desenvolvedor para web deve seguir, ou pelo menos tentar seguir, os padrões de acessibilidade estabelecidos pelo W3C, porque de outro modo esses desenvolvedores poderão impor algumas barreiras para os visitantes de seu site e até desestimular ocesso a suas páginas. Esses padrões são conhecidos também como "web standards" que tem como objetivo tornar a web acessível a todos.

Segundo o w3c.br a missão do W3C é: "Conduzir a World Wide Web para que atinja todo seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento de longo prazo."

E no Brasil...

... o W3C possui escritório no Brasil, e começou a operar desde 1 de novembro de 2007.

Site da W3C: www.w3.org[ext.].
Site do W3C, escritóro do Brasil: www.w3c.br[ext.].

Nenhum comentário:

Postar um comentário