13 de fevereiro de 2010

Achando a combinação de cores certa para seu site !

Achar a combinação certa pra cada tipo de site é uma tarefa difícil e deve ser bem analizada, imagina, você entra em um site chamado... é... deixa eu ver... mundoempresarial.com (nem sei se existe), você acha que é um site sério e aí você se depara com mais de dez cores diferentes no site, verde, amarelo, azul, rosa, não tem nada a ver com o nome, mas casos assim existem, e para ajudar você a encontar aquela combinação certa... ...eu indico os sites:

colorschemedesigner.com e o colourlovers.com

coresdosite
No colorschemedesigner.com você irá se deparar um um círculo de cores onde você clica na cor de sua preferência para fazer a combinação que pode ser usada no seu site.

coresdosite
E uma coisa interessante, acima existem 6 opções para o tipo de combinação de cores, entre elas estão: mono, complement, triad, tetrad, analogic, accented analogic.

Na opção "mono" você encontra uma combinação em degradê da cor que você escolher no círculo.

Na opção "complement" é adicionado a sua combinação uma cor um pouco mais diferente das outra, mas que combina.

Em "triad" são três cores diferentes que se combinam exibidas pra você.

Em "tetrad" é o mesmo que o "triad" só que são quatro cores diferentes.

E mais duas opções de combinações que são a "analogic" e a "accented analogic".

A sua combinação de cores é exibida no lado direito, pra saber o código exadecimal delas é só passar o mouse sobre as cores na combinação. Ainda existe a opção de exportar a combinação que você no fez pro seu computador no formato XHTML, basta ir em "Export..." no canto superior direito do site e depois clicar em XHTML+CSS, na pagina que aparecer basta dar um "salvar destino como...", pronto! Agora você pode ver a combinação de cores posteriormente sem precisar estar conectado na internet.


coresdosite
Outro site interessante é o colourlovers.com onde você encontra uma gama de paletas de cores enviadas por usuários do site para sua inspiração.

E agora quer saber se as cores e os textos do seu site ou blog estão suficientemente contrastantes? Veja essa postagem: Cores do seu site de acordo com a acessibilidade.

2 comentários:

  1. Muito 10 essa dica, ainda mais porque não sou um "experte" em teoria das cores.

    ResponderExcluir
  2. Ferramenta de muita utilidade.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir