13 de março de 2010

Usar ou não usar o 'clique aqui' nos seus links, eis a questão !

Veja como a escrita de seus links influencia na quantidade de cliques



Muitos aspectos podem influenciar na quantidade de cliques dos seus links, a divulgação, o visual do seu site ou blog, a paciencia do visitante ;) e pode acreditar, a maneira que você escreve seus links pode aumentar ou diminuir drasticamente a taxa de cliques.(...)

Como assim?

Como exemplo, vamos usar a pesquisa do site dustincurtis.com onde ele exibe várias frases com um link, todas com o intuito de segui-lo no Twitter, cada uma das frases foi selecionada aleatoriamente, sendo que foram vistas por 5000 visitantes únicos, veja as frases usadas e os resultados:

"I'm on Twitter." ("Estou no twitter")
Usando essa frase e a palavra "Twitter" como link gerou uma taxa de cliques de 4,70%.

"Follow-me on twitter" ("Siga-me no twitter")
Usando essa frase e a palavra "twitter" como link gerou uma taxa de cliques de 7,31%

"You should follow me on twitter" ("Você deve me seguir no twitter")
Usando essa frase e a palavra "twitter" como link gerou uma taxa de cliques de 10,09%

"You should follow me on twitter here" ("Você deve me seguir no twitter aqui")
Veja que interessante, usando essa frase e adicionando a palavra "here" e usando ela como link gerou uma taxa de cliques de 12,81%.

Viu só ! Bastou adicionar a palavra "here" ("aqui") na frase e a taxa de clique aumentou bastante.

Vendo esse outro teste só que agora feito pelo copyblogger.com, é exibido tres tipos de links, todos com o mesmo objetivo.

"Click to continue" ("Clique para continuar")
Gerou uma taxa de clique de 8,53%.

"Continue to article" ("Continue o artigo")
Gerou uma taxa de cliques de 3,3%.

"Read more" ("Leia mais")
Gerou uma taxa de clique de 1,8%.

Não só você tem que chamar a atenção de alguém para clicar no seu link, como você também deve esclarecer o que acontecerá se o visitante clicar nesse link de forma objetiva e clara, o que acontece em alguns sites é que o visitante clica no link achando que aconteceria aquilo que está descrito mas na verdade é redirecionado para outra página onde ele tera que clicar em outro link e depois em outro para chagar ao objetivo, isso é chato pra qualquer um. Chame a atenção e ofereça um link direto para aquilo que está descrito e pense bem no uso de uma boa mensagem não muito apelativa. ;)
Aproveitando a oportunidade, fique a vontade para me seguir no Twitter aqui. ;D

4 comentários:

  1. Muito interessante está matéria e realmente uma excelente dica.
    Parabéns pelo post, vou aproveitar e seguir seu blog

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa dica..Li e já apliquei nos posts de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, eu acabei de conhecer o seu blog através do DesignOnTheRocks, muito bom, parabéns, também sou apaixonado por webdesign e assuntos relacionados.

    Esse tópico me chamou a atenção pois trabalho com desenvolvimento há mais de 15 anos e posso afirmar uma coisa, "clique aqui" funciona melhor !

    Quando estou desenvolvendo um sistema pra alguma empresa uso menos, pois há sempre um treinamento antes e deixo claro o padrão, links/campos editáveis/não editáveis/etc,utilizado no desenvolvimento.

    Mas pra web é complicado, eu já vi muito site usando palavra sublinhada e não ter link, e as vezes queremos mesmo destacar a palavra sem usar cor, negrito ou sublinhar, é apenas destaque.

    A web está sendo invadida pelas mais baixas classes sociais, e a compreensão deles é menor pois a minoria faz um treinamento ou mesmo um "cursinho de informática" na escola da esquina.

    Pra resumir: Com "Clique Aqui", não há dúvida, é sempre link, mas tem hora que não dá pois polui demais. O importante é ter um padrão de desenvolvimento fácil de ser acompanhando pelo usuário.

    Onde aprendi demais sobre o assunto, foi quando resolvi estudar IHC(Interação Homem-Computador), é um excelente estudo, vale muito apena.

    Aqui vai um link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Intera%C3%A7%C3%A3o_humano-computador

    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. @Oliveira, Carlos: Opa ! Carlos realmente essa história de sublinhar palavras e quando agente vê na verdade não é um link é ruim, acho que é bom não sublinhar palavras para não confundir o leitor. Hum... IHC deve ser interessante mesmo ;) obrigado pelos elogios e valeu pela sugestão de link.

    ResponderExcluir