29 de novembro de 2010

Relação sites e dispositivos móveis

Como seu site ou blog é visto em dispositivos móveis?



Já parou pra pensar em como seu site ou seu blog é visto em dipositivos móveis? A web já não se limita mais a apenas PCs e Notebooks, estamos em uma era onde ocorre uma explosão de dispositivos movéis no mercado, como celulares e smarthphones.

Na campus Party 2010, houve uma discussão(...) sobre dispositivos móveis e mobilidade que contou com Hilton Mendes, diretor de Terminais e Inovação da Vivo, Nick Ellis, do blog Digital Drops, Marcelo Castelo, diretor da F.biz, e Ricardo Longo, diretor da Fingertips. Veja alguns comentários ditos por eles (fonte):

Nick Ellis:
“A mobilidade é o presente da humanidade, a prova disso é que todos estão conectados aqui.”

Ricardo Longo:
“Aproveitamos a oportunidade que o iPhone trouxe, mas sabíamos desde o começo que não podíamos nos restringir à plataforma da Apple. A ideia é trabalhar sempre com novas demandas.”

Marcelo Castelo:
“A internet dá acesso ao mundo. Mas é o conteúdo que instiga as pessoas a usarem a tecnologia.”

Hilton Mendes:
“Ninguém pode negar que houve uma mudança de paradigmas depois do iPhone.”

Até 2020, 2 bilhões de dispositivos móveis estarão conectados na internet no Brasil (fonte) e, acho eu, que um dos maiores incentivadores para esse crescimento são os planos de telefonia que torna o acesso a web por celulares cada vez mais barato e rápido, já é hora de se preocupar com o desenvolvimento de sites válidos para esses dispositivos, sabe por quê? vamos aos números:

Em uma lista com as 500 maiores empresas brasileiras, apenas 12% dispõem de uma versão mobile de seus portais – excluindo as do setor financeiro. A pesquisa realizada pela em empresa de soluções móveis Mowa, apontam ainda que 95% das empresas não podem ser consideradas totalmente mobilizadas(fonte).

Em um ano foram comercializados oficialmente 175 900 iPhones no País, segundo a consultoria Gartner.(fonte: Portal Exame – 21/08/09).

Pesquisa feita empresa americana InsightExpress concluiu que a publicidade para celular causa um impacto quase cinco vezes maior do que aquela feita para a internet e vista no computador (fonte).

Essas pesquisas mostram alguns motivos pelo qual web designers devem mais atenção para o desenvimento de páginas para dispositivos móveis. E falando nisso, uma ferramenta muito interessante é o ready.mobi que analiza seu site mostra se é apto para ser exibido em dispositivos móveis ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário